MaRtInS PrOduÇõES: Huawei ofereceu tecnologia dos EUA ao Irã, diz agência

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Huawei ofereceu tecnologia dos EUA ao Irã, diz agência



A situação da Huawei se complica cada vez mais. Mesmo tendo rebatido as acusações dos Estados Unidos de que estaria envolvida em espionagem, agora a agência Reuters diz ter provas de que a companhia chinesa tentou vender tecnologia norte-americana a uma parceira sua iraniana.

O caso teria ocorrido no ano passado, quando a Huawei - maior fabricante de produtos de telecomunicações do mundo - ofereceu um equipamento de antena produzido nos EUA a uma operadora de telefonia celular do Irã. A empresa, porém, diz ter cancelado o acordo antes de qualquer entrega, quando percebeu que os equipamentos estariam sujeitos a sanções.



Documentos obtidos pela agência revelam que a Soda Gostar Vista, fornecedora da Huawei baseada em Teerã, se ofereceu para vender à MTN Irancell 36 torres de antenas feitas pela Andrew LCC (dos EUA) por 14.364 euros. O equipamento deveria ser entregue em 3 de fevereiro de 2012, segundo ordem de compra de novembro de 2011.

A companhia chinesa tem um acordo com a CommScope - dona da Andrew - para vender as antenas e outros equipamentos e, também, usar produtos nos sistemas da Huawei.

Há anos os EUA baniram o Irã como comprador de tecnologia e a Huawei diz seguir as leis norte-americanas, assim como suas subsidiárias e parceiras. A MTN Group afirmou que a MTN Irancell havia solicitado 36 antenas alemãs, mas que a companhia chinesa "erroneamente" ofereceu detalhes de produtos feitos nos EUA.


Fontes: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
▲ Topo